Alan MathisonTuring, nascido em Londres no dia 23 de junho de 1912, foi um dos mais brilhantes matemáticos e pioneiros da ciência da computação e inteligência artificial do século XX. Sua genialidade e contribuições inestimáveis à tecnologia moldaram o mundo digital como o conhecemos hoje.
Desde jovem, mostrou um talento excepcional em matemática e lógica, o que o levou a estudar na Universidade de Cambridge. Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing desempenhou um papel crucial na decifração do código Enigma, um sistema de criptografia usado pelas forças alemãs. Sua equipe em Bletchley Park desenvolveu a máquina “Bombe“, capaz de quebrar as mensagens codificadas, contribuindo significativamente para a vitória dos Aliados.
O filme “O Jogo da Imitação” (trailer abaixo) retrata parte da vida de Turing, focando em seu trabalho durante a Segunda Guerra Mundial e em suas experiências na criação de uma mente artificial.
O Jogo da Imitação
O jogo, desenvolvido por Turing, constitui-se de três participantes: um homem (A), uma mulher (B) e um interrogador (C), que pode ser homem ou mulher. C encontra-se separado dos outros dois jogadores e não pode vê-los nem os escutar; só os conhece como X e Y. Além disso, só pode se comunicar com eles de forma escrita ou por intermédio de um mensageiro (idealmente uma máquina, para evitar o reconhecimento caligráfico).
O objetivo do interrogador é advinhar quem é o homem e quem é a mulher; o do homem é induzir o interrogador a uma identificação errada; e o da mulher, é colaborar com o interrogador para que este identifique corretamente quem é quem. O interrogador pode fazer perguntas do tipo “X pode me dizer qual é o comprimento do cabelo dele?”, ao que os outros dois jogadores podem responder da forma que considerarem mais conveniente e convincente para alcançar seu intento; além do mais, o entrevistador não pode exigir demonstrações práticas de nenhum tipo aos outros participantes.
Estas são as regras do jogo; não há especificação de tempo limite nem outras restrições. Explicado o processo, Turing coloca os seguintes questionamentos: “Que acontecerá quando uma máquina tomar o lugar de A no jogo? Quando se joga o jogo assim, o interrogador decidirá equivocadamente com a mesma frequência que ocorre quando os participantes são um homem e uma mulher?”
Representação dos participantes do jogo da imitação
O Teste de Turing
Em 1950, Alan Turing publicou o artigo “Computing Machinery and Intelligence“, onde descreveu o famoso Teste de Turing. Essa prova conceitual propôs uma maneira de avaliar a inteligência de uma máquina. O teste consiste em um interrogador humano, que faz perguntas a um participante humano e a uma máquina por meio de um terminal de computador. Ambos totalmente isolados. A máquina tenta responder as perguntas de forma convincente como um ser humano faria. Se o interrogador não puder distinguir corretamente as respostas da máquina das respostas humanas, a máquina é considerada “inteligente”.
Tomando como base a explicação anterior, é como se substituíssemos o participante (A) ou (B) por uma máquina e (C) parmanecesse humano, cabendo a ele a tarefa de distinguir os participantes.
O legado de Alan Turing transcendeu gerações e ainda hoje é fundamental para o desenvolvimento da inteligência artificial. Seus trabalhos revolucionaram a computação e impulsionaram a busca pela criação de máquinas capazes de pensar e aprender como seres humanos. O Teste de Turing continua sendo um ponto de referência na área da IA, e a discussão sobre a possibilidade de uma máquina exibir comportamento indistinguível do humano persiste até os dias atuais.
Em 1966, Joseph Weizenbaum criou um programa chamado ELIZA que ‘passou’ (há múltiplas e sérias contestações) no teste de Turing. Um programa passa no teste de Turing se, após uma série de 5 minutos de conversação (no teclado), o interrogador é enganado pelo menos em 30% das vezes. ELIZA é considerada o primeiro chatbot.
Você pode experimentar conversar com ELIZA, apenas em inglês, clicando aqui.
Conclusão
Alan Turing deixou um legado inestimável para a humanidade, tanto em sua contribuição para a vitória na Segunda Guerra Mundial quanto na formação do campo da inteligência artificial. Seu impacto na ciência da computação e sua visão de máquinas inteligentes continuam a moldar o futuro tecnológico da humanidade. O “Jogo da Imitação” e o Teste de Turing são marcos históricos que abrem caminho para uma compreensão mais profunda da inteligência artificial e do potencial das máquinas para se assemelharem ao pensamento humano.